sexta-feira, 28 de agosto de 2020

A internet e seus benefícios na criação e divulgação do samba

A rede mundial de computadores agilizou o processo criativo


A relação inseparável das obras artísticas e os meios digitais quanto à criação e divulgação é um caminho sem volta. A tecnologia dos bits trouxe mais agilidade e evolução ao processo criativo. Muito embora, acresça-se aí, a necessidade de um filtro, pois o espaço virtual agrega um número grande de informações e conteúdos.

Quanto ao nosso samba de cada dia, a interação virtual fez com que houvesse uma melhora acentuada no processo criativo, já que, parcerias inimagináveis foram constituídas, tornando-o mais eclético e equilibrado.

Na rede, os grupos de discussões e coletivos virtuais e rádios web se multiplicaram e fazem um bem extraordinário, ou seja, o compositor interessado em qualificar a sua obra ganha em conhecimento e espaço para propagar a sua arte. Podendo assim, atender a um público cada vez mais crítico e exigente.

Vale ainda lembrar a mudança radical na forma das apresentações dos shows por meio das lives, que se tornaram necessária por conta do distanciamento social em decorrência da pandemia provocada pela Covid 19. O formato alterou substancialmente a nossa maneira de entreter e deu autonomia aos artistas e produtores quanto ao destino dos seus trabalhos.

Edy Bastos afirma que o samba tem todas as cores e culturas



Segundo o compositorEdy Bastos, esse novo tempero introduzido no mundo do samba em função da Covid19, é facilitado pelas novas tecnologias, em que numa mesma composição, temos olhares de diferentes estados e regiões nos levando a perceber que as distâncias, por muitas vezes nós separam, porém, o samba nos uni de uma forma ímpar. Hoje podemos afirmar que o Samba é brasileiro, de todas as cores e culturas. Também, citou como exemplo, a canção o “Dom do Samba”, composição de Edy Bastos, um carioca que mora no Acre há 30 anos, Edízio Patuá, acriano do pé rachado, e Cida, uma mulher sul-mato-grossense.

De fato, com o advento da internet, barreiras foram quebradas. A arte universalizou-se com os avanços tecnológicos e assegurou aos artistas um espaço democrático e de notável abrangência. Bem explorado e respeitando os limites todos os envolvidos tende a ganhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário