Por Chico do Cavaco
Com versos que encantam e sensibilizam mentes e corações, os compositores do samba revelam em suas canções, aspectos nada convencionais, nos quais, envolvem sentimentos que sucumbem à razão.
José Antônio dos Santos, mais conhecido nas rodas de samba de Juiz de Fora/MG, como Seu Zé, é um desses poetas que com a sua música envolvente e qualificada, invade de maneira substancial a alma dos amantes do samba.
Seu Zé nasceu na cidade de Oliveira Fortes, interior de Minas Gerais, onde belas paisagens se apresentam como um pano de fundo perfeito e que permite ao poeta exercer o divino dom de compor.
Aos oito anos de idade veio para Juiz de Fora onde teve os primeiros contatos com a música. Morou em São Paulo por um tempo. Voltou para Juiz de Fora e durante os anos 1980, participou dos grupos “Amigos” e “Gente Nossa”. A partir daí não parou de compor. Benito di Paula, Martinho da Vila, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Candeia e Monarco, foram suas influências. Atualmente, conta com cerca de 100 canções escritas.
Em 2014 gravou o CD, intilulado, “Samba da Minha Vida”. São dez faixas onde o artista traz a tona um trabalho marcado pela maneira eclética e contundente na arte de compor. São elas: "Acordo de paz", "Quem manda sou eu", "Recomeço", "Amor de lugar", "Junto e misturado", "Uso da fé", "Samba é a minha vida", "Saudade de um filho", "Sensibilidade do amor" e "Forró Brasil".
Segundo o sambista, o momento é de divulgar esse trabalho na internet. Na sua avaliação, as redes sociais é o foco. Elas têm propiciado aos sambistas um espaço importante e devem ser exploradas.
Negro Tidy, cantor e compositor mineiro,
têm parcerias com Seu Zé
Com relação a trabalhos futuros, Seu Zé está destaca que tem mantido contato com parceiros, entre eles, Pablo Canhoto, Gaguinho do Banjo, Negri Tidy, e revela a intenção de viabilizar novos projetos.
Atualmente, aos 55 anos de idade, o sambista participa ativamente das rodas de samba e shows que acorrem em Juiz de Fora. Nesses ambientes, ele evidencia o seu trabalho, pois, além de compor e cantar, executa com maestria instrumentos de percussão, entre eles, pandeiro, tan- tan, repique de mão e tamborim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário