Por: Chico do Cavaco
![]() |
Maria da paz é cantora e compositora do samba |
O samba é um espaço com predomínio do universo masculino. As sambistas sempre tiveram dificuldades de estabelecer um bom convívio com os sambistas. Mas a história nos apresenta mulheres guerreiras que marcaram o seu espaço no ambiente sambístico. Dentre elas está a cantora e compositora Maria da Paz.
Determinação e virtuosidade são qualidades que estão presentes na sólida e festiva personalidade da cantora e compositora do samba, Maria da Paz. Ela nasceu em Codó, interior do Maranhão. Morou por 15 anos no Pará, e há 34 anos, está radicada no Rio de Janeiro, terra do samba e do futebol.
Atenta ao que ocorria na música brasileira nos anos 70, Maria da Paz teve o desejo se ser cantora, influenciada pela música do cantor popular Oldair José. A seguir, ela começa a transformar devaneios em realidade, criando as primeiras composições. As dificuldades surgiram e travaram o seu projeto musical que retardou o seu desejo de cantar e compor naquele momento.
Em 1997, já no Rio de Janeiro, Maria da Paz volta a trilhar os caminhos da música. Iniciou aulas de música e participou de corais. A seguir, frequentou grupos de compositores nas redes sociais.
Já devidamente restabelecida na cena musical, Maria da Paz compõe o samba “Malandro não pisa na bola”, parceria com Valcir Ferreira e Valtinho. Em parceria com Lúcio Portis e Waguiner Portis, ela escreveu a canção “Nosso Povo”, interpretada por Ewerton Muleke. No samba intitulado, “Chapeuzinho do Seu Zé”, Maria da Paz canta numa bela toada de carnaval.
Definitivamente, a voz firme da mulher e imprescindível no samba em todas as suas vertentes. Nessa perspectiva, Maria da Paz representa com dignidade e ousadia a música que nos une, pois aos 72 anos, ela trabalha e valoriza com genuína competência. A Samba JF toca o melhor do samba autoral. Canções da cantora e compositora Maria da Paz estão na programação. Curta e compartilhe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário