quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Zezé do Pandeiro completa 79 anos de vida e a festa é no samba

A festa vai ser boa!

Por: Chico do Cavaco

“Enquanto Papai do Céu me der forças, eu vou cantar”,
diz o intérprete

O cantor e compositor juizforano, José Almada Moreira, o Zezé do Pandeiro, completa 79 anos de vida plena e em ritmo de muito samba. Para comemorar a data, a festa ocorrerá no dia 08/01, domingo, nas dependências do Esporte Clube Acadêmico, localizado na Rua César Turatti, 237, no Bairu. Mais informações com a Cristiane no telefone 9.9902-0007.

Mais sobre o sambista…

O destacado sambista tem uma história marcante na vida cultural de Juiz de Fora. É um personagem especial para o samba da cidade e querido por todos. Suas apresentações nos desfiles das escolas de samba tem a marca registrada de um talento ímpar e uma das mais belas vozes da avenida de todos os tempos, além de ser um valoroso e inspirado compositor.

Onde começa…

Iniciou a trajetória musical em 1966, como ritmista da extinta escola samba Castelo de Ouro, do Bairro São Benedito. Em 1971, interpretou um samba pela primeira vez e, em 1972, compôs o primeiro enredo. Daí por diante, foram vários desfiles, shows e trabalhos de grande sucesso com grupos musicais, além de incontáveis composições escritas ao lado talentosos parceiros.

Registros musicais…

O sambista gravou sambas antológicos. Em 1972, na extinta Castelo de Ouro, Zezé cantou “Festas folclóricas”, uma parceria com o saudoso Bené. Na Juventude Imperial, interpretou “Zumbi, Rei Negro dos Palmares”, dos compositores Roberto Medeiros e Flavinho. Na Unidos dos Passos, em 1977, entoou e compôs, com Walter de Paula, Hegel Pontes e João Leonel, o histórico “Exaltação ao Rio São Francisco”. Com “Trabalhadores do Brasil à época de Getúlio Vargas”, em 2000, Zezé e os parceiros Edynel, Edinho Leal, Aílton e Amílton Damião venceram na Portela, tradicional agremiação do Rio de Janeiro.

Mais recente trabalho…

“Avenida em Três Tempos” é o seu mais recente trabalho. O CD foi gravado com o apoio da Lei Municipal Murilo Mendes. O disco contém 15 faixas, onde um repertório elaborado com muito carinho, no qual grandes nomes do samba compuseram canções de alto valor criativo, que são apresentados, magistralmente, aos amantes do velho e bom samba de raiz. Segundo o sambista, a obra autoral foi a realização de um sonho.

Parabéns…

Definitivamente, Zezé do Pandeiro é um artista magnífico. Sua obra musical já está na galeria dos grandes sambistas e mantém o seu trabalho forte e afirmativo em prol da cultura popular. Sendo assim, damos os nossos vivas ao artista que completa 79 anos de vida.

Curta e Compartilhe a nossa programação. São 24 horas conectada com você! Por aqui rola o melhor do samba autoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário