quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

O legado de Cartola é destaque na canção “Ao Mestre”

Por Chico do Cavaco

Silvana Cruz, Lúcio Portis, Vaguiner Portis e Raílson Valle

Diversos músicos e críticos musicais consideram Angenor de Oliveira, mais conhecido por Cartola, o maior sambista da música brasileira. Sua obra é rica e conquistou corações e mentes. Na canção intitulada “Ao Mestre”, os compositores Lúcio Portis, Vaguiner Portis, Silvana Cruz e Raílson Valle trouxeram à cena do samba uma valorosa homenagem ao cantor, compositor, poeta e violonista, e um dos fundadores da escola de samba Mangueira. A poesia e emoção, incidem numa obra musical que exorta sonho, esperança e inspiração, e interpretada com brilho e talento pela cantora Silvana Cruz, que também é uma das autoras do samba.

Lúcio e Vaguiner Portis são figuras carimbadas no mundo do samba autoral. São compositores de alta patente e estão presentes em parcerias com renomados compositores, entre eles, Carlinhos Russo, Leandro Sintonia, Edy Bastos, Duda Partideiro, Mônica Negona, Vânia Souza, Elda Peixoto, Marquinho Inspiração, o saudoso Serjão do Irajá e outros. Segundo Lúcio Portis, foram compostas cerca de 300 canções e muitas gravações. Destaque para a canção “Preta exibida”, gravada pelo grupo Kuxixo.

Railson Valle é um compositor talentoso. Mora em Manaus, capital do estado do Amazonas. Sua obra musical é reconhecida por grandes nomes do samba.

Já a Cantora e compositora gaúcha Silvana Cruz, nascida na cidade de São Leopoldo, no Estado do Rio Grande do Sul, tem nas raízes do samba e na sua ancestralidade, suas maiores inspirações. Desde pequena, traz consigo a paixão pela música e pelo canto. E, de lá para cá, ao longo de sua carreira já foram vários prêmios de melhor intérprete em festivais. Silvana Cruz, também, participou do Coral Unisinos e integrou o Conjunto Exporta Samba, nos chamados "bailes da vida". Tem um CD gravado intitulado Silvana Cruz "Ao Som dos Ventos", onde canta e recria interpretações de algumas músicas consagradas da Música Popular Brasileira.
Em 2023, esteve em Portugal, apresentando-se nas cidades de Évora e Lisboa, com grande receptividade do público presente.

Curtir um bom samba faz muito bem. A canção “Ao mestre” é sem dúvidas, mais um desses grandes momentos de inspiração de criativos e abnegados compositores. Ainda mais, quando essa obra relembra o nome de um genial compositor: Cartola.

Curta a canção no player!

Nenhum comentário:

Postar um comentário