sexta-feira, 12 de abril de 2024

Projeto “Direito de Aprender ser Feliz”: transformando vidas e mudando realidades

Por Chico do Cavaco / (32) 98705-8939

Projeto inovador insere arte na vida de crianças e adolescentes em Juiz de Fora-MG

As atividades culturais e educativas ocorrem aos domingos

O Projeto “Direito de Aprender ser Feliz” é destinado a crianças e adolescentes do Bairro Alto Grajaú e adjacências. São oferecidas vagas para o aprendizado de danças, mestre-sala e porta-bandeira, passistas (ambos os sexos), bateria instrumental e capoeira. As aulas ocorrem aos domingos, de 9h30 às 12h, no Pátio da E.M. Murilo Mendes, na Rua Dr. Leonel Jaguaribe, 240, no Bairro Alto do Grajau, em Juiz de Fora-MG. Mais informações: (32) 98868-2831 / (32) 99925-0759.

Fonte: Marlene Moura, presidente da escola de samba mirim Império da Torre

Citação: Marlene Moura, afirma que o projeto chega em boa hora e beneficiará e muito à comunidade. Destaca, o empenho dos moradores, amigos e participes do projeto em criar as condições necessárias para que a empreitada seja bem sucedida.

Detalhe: Dos berimbaus às acrobacias, a magia da roda de capoeira está inserida na cultura brasileira. A capoeira surgiu como resposta a violência a qual os escravizados eram submetidos em tempos coloniais e imperiais no Brasil. No projeto, as aulas de capoeira serão ministradas por Mestre Sandro.

Fundo:
  • O Artigo 58 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) diz que: no processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura.
  • A música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Wikipédia
  • A educação cultural é fundamental para garantir que as crianças de hoje sejam adultos que buscam por justiça, liberdade e igualdade no futuro. Site: Dentro da História
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