sábado, 29 de junho de 2024

Letra e melodia em perfeita sintonia no samba "Feito o som de um bem te vi" dos compositores Claudinho Raiz, Lúcio Portis e Vaguiner Portis

Por Chico do Cavaco

Claudinho Raiz é destaque na cena do samba

Os sambistas Claudinho Raiz, Lúcio Portis e Vaguiner Portis, compuseram mais uma bela canção. Trata-se do samba "Feito o som de um bem te vi". A originalidade da música, no que concerne a percepção do ouvinte, expressa o talento dos compositores no que tange o poder criativo diante das nuances contemplativas da inspiração. São momentos sublimes que os conduzem ao êxtase, no qual letra e melodia se integram na mais pura sintonia. Assim, surge uma obra de alto valor artístico que vem balizada por uma interpretação qualificada de Claudinho Raiz.

O carioca Claudio da Costa Mello, o Claudinho Raiz, é cantor, compositor e cavaquinista. Nascido e criado no Estácio, berço tradicional de sambistas, o músico, ainda criança se rendeu aos prazeres da música. Com instrumentos improvisados e no vai e vem entre becos e viela tornou-se um bamba de fato.

Nos anos 1990, o músico impulsiona a carreira musical participando do Grupo Um Jeito de Ser, onde permaneceu até o ano de 1994. Já no Grupo Só Raiz do Estácio, Claudinho Raiz se destaca como cavaquinista e participa em shows da noite carioca acompanhando renomados sambistas, entre eles, Reinaldo, Bebeto, Jorge Aragão, Bruno Maia, Mauro Diniz, Toninho Gerais, além de participar em abertura de shows de Zeca pagodinho e Soweto.

A partir de 1995, Claudinho Raiz inicia a trajetória de compositor de samba enredo. Ao vencer o concurso de samba de quadra na Estácio de Sá, o musico se credencia a participar da ala de compositores da escola. Logo, se aventurou a participar de concursos de samba por várias escolas de samba do carnaval carioca, inclusive escreveu um samba para uma agremiação da Inglaterra, a Escola de Samba de Nothinghill.

Claudinho Raiz mantém uma boa relação no ambiente musical. Desde o início da caminhada, onde apadrinhado pelo grande poeta, Luciano Primo, campeonissimo de samba enredo na Estácio, o sambista vivenciou sólidas parcerias musicais, entre eles, Niquinho Azevedo, Clarck Almeida, Joãozinho Show, Fábio de Souza, Écio Bianch, Sully, Carlinhos Russo, Tito da Silva, Nego Vando e Cosminho Carioca.

Nota: Lúcio Portis e Vaguiner Portis, os Irmãos Portis, são compositores radicados no Rio de Janeiro. Juntos e em parcerias, compuseram cerca de 300 canções.

Ouça o samba! Chic demais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário