segunda-feira, 7 de abril de 2025

"Chegou agora" traz a essência e a realidade da favela

Por Chico do Cavaco
Dos becos e vielas para o mundo: a canção expõe o orgulho dos moradores do morro


Lúcio Portis, Vaguiner Portis, Diego Pandeiroart, Dynney Duran e Laninho SP são os autores do samba “Chegou agora”. Na canção, eles retratam com destaque a favela e suas raízes, assim como trouxeram para a cena musical um tema que revela em detalhes o ambiente do morro, além de conceituar em verso e prosa o orgulho dos seus moradores, que entre becos e vielas sobrevivem superando adversidades com dignidade e respeito.

Detalhe: As favelas surgiram inicialmente como resultado de migrações internas e da falta de moradias acessíveis nas cidades. O Morro da Providência, no Rio de Janeiro, é considerado o berço das favelas brasileiras.

Citação1: Lúcio Portis e Vaguiner Portis são compositores radicados no Rio de Janeiro. Ambos possuem diversas composições em parceria, e tem músicas gravados por diversos artistas do gênero, entre elas "Partideiro S/A", interpretada por Dovair Silva, "Ao Mestre", um samba em homenagem a Cartola, em parceria com Railson Valle e interpretada por Silvana Cruz, "E Agora" interpretada por Éverton Muleke, é outra composição da dupla em parceria com Paulo Oliveira. Suas músicas são encontradas em plataformas como YouTube e Letras.mus.br.

Citação 2 : Dynney Duran nasceu no Rio de Janeiro, no Bairro da Penha onde o samba tem fortes raízes. No Império Serrano, o sambista iniciou a sua incursão no meio musical com o apadrinhamento do renomado Beto Sem Braço. Nos caminhos do samba, Dynney compôs muitas canções e conheceu nomes impostantes do mundo do samba, entre eles, Serginho Meriti, Arlindo Cruz e Acyr Marques. 
Dynney Duran faleceu em 2023, mas deixou um legado importante para o samba.

Citação 3: Diego Pandeiroart é um artista polivalente quando o assunto é samba. Ele compõe, canta e toca pandeiro, além de se apresentar em shows no Rio de Janeiro e em outras capitais do país.

Citação 4: Laninho SP é um músico radicado em São Paulo. Sua obra se-destaca pela originalidade, onde o samba paulista é a referência. Porém com advento da internet, onde a interação entre os sambistas ficou facilitada, Laninho está envolvido em projetos musicais com parceiros de todo Brasil.

Em destaque: Aqui estão algumas canções brasileiras que têm o morro ou a favela como temática principal:"O Morro Não Tem Vez" - Composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, "Na Subida do Morro" - Interpretada originalmente pelos Originais do Samba. "Nomes De Favela" - Composta por Paulo César Pinheiro e popularizada por Moyseis Marques. "Maré" - De MC Cabelinho. "Salve a Favela" - Com participação de MC Cabelinho.

4 comentários:

  1. Parabéns,a esses talentosos,canetas de ouro,fazendo esse belíssimo trabalho,com suas composições,de respeito,com a música ,"Chegou agora".São TOP,abraços e muito sucessos de Haydée Guedes de Porto Alegre,rgs.

    ResponderExcluir
  2. Sempre trazendo grandes talentos e um texto maravilhoso. Salve Chico do Cavaco!!

    ResponderExcluir
  3. Salve os poetas irmãos portis saúde e sucessos pra vocês meus amigos e parceiros tmj sempre!!

    ResponderExcluir
  4. É uma grande honra para nós Irmãos portis Aovivaçoo fazer parte dessa canção com esses grandes Poetas
    ( CHEGOU AGORA ) AOVIVAÇOO VAMOS PRA CIMA GRANDE ABRAÇO DOS IRMÃOS PORTIS AOVIVAÇOO SUCESSO SEMPRE AOVIVAÇOO

    ResponderExcluir