Carnaval é Samba JF
É nesse contexto de alegria e paixão que a Estácio de Sá, tradicional escola de samba do carnaval carioca, realizará na sexta-feira, 01/08, a final de samba enredo, onde quatro sambas se apresentarão em grande estilo. Entre eles, está o samba da parceria Diego Nogueira, Batista Coqueiral, Luciano Fogaça, Pretto Benezinho, Júlio Pajé, Danielzinho, Ricardo Mendonça, Will do Aconchego, Paulinho ZC, Paulinho da Toquinha, Pedro Mendonça, Cláudio Santoro e Mirão das Rosas.
Para o desfile de 2026, a Estácio de Sá desfilará no Grupo de Acesso e levará para a avenida o tema enredo: “Tata Tancredo - O Papa Negro no Terreiro do Estácio”. Com o tema, a escola revisita com propriedade a história de uma figura central da Umbanda no Brasil. Tata Tancredo foi um dos principais organizadores e defensores da Umbanda Omolocô, além de ser um importante sambista e compositor. A escola se apresentará em 2026, no sábado (07/02). O presidente da escola é Edson Marinho e o carnavalesco é Marcos Paulo.
A Zeno.FM Station - Aqui rola o melhor dos autorais
Fonte: Fundada em 1928, a Estácio de Sá é uma das mais tradicionais escolas de samba do carnaval carioca e sua base está na região da Estácio, um bairro histórico no Centro do Rio. Oficialmente, desfilou pela primeira vez em 1945. A agremiação é conhecida por ser uma “escola formadora”, responsável por revelar grandes nomes do samba e do carnaval carioca. O carnaval de 1992 marca um grande momento da escola, nesse ano, foi a campeã do Grupo Especial.
Citação: A escolha do samba-enredo é um momento crucial e envolve uma disputa intensa entre compositores, com o apoio dos mestres de bateria, intérpretes e a comunidade da escola.
Segundo Paulinho ZC, participar de um concurso de samba-enredo numa escola de samba do Rio de Janeiro é uma experiência que mistura emoção intensa, responsabilidade e um profundo sentimento de pertença cultural.
Segundo Paulinho ZC, participar de um concurso de samba-enredo numa escola de samba do Rio de Janeiro é uma experiência que mistura emoção intensa, responsabilidade e um profundo sentimento de pertença cultural.
Fundo:
● A bateria da Estácio, conhecida em toda a cidade, é chamada de “Família Estácio”.
● A escola é batizada em homenagem a Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro.
● A Estácio é famosa por seus sambas-enredo que aliam tradição e inovação, sempre buscando imprimir originalidade e forte identidade cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário