quarta-feira, 1 de maio de 2024

Nego Drama: um sambista que não foge à luta

Por Chico do Cavaco

Nego Drama elogia rádios web por valorizarem o samba autoral


Nego Drama e o cavaquinho: eternos parceiros

Wagner Nego Drama é um personagem que há cerca de dez anos entrou para o mundo utópico e contagiante do samba. Um ambiente onde sonhos e realidades se encontram por meio de notas musicais, onde, presumi-se, a satisfação d'alma ao sentir uma obra musical sendo apreciada e aclamada por outras pessoas.

A influência musical surgiu no seio familiar. Seu primo, um talentoso músico, lhe apresentou o cavaquinho. Com o aprendizado no instrumento, as condições de ativar o modo cantor e compositor entraram em cena. Nessa pegada, foram cerca de 30 canções compostas, onde Cartola, Nelson Cavaquinho, Só Preto Sem Preconceito e Sobrinha são influências musicais. Dentre as varias parcerias, Adilson Ribeiro é o colaborador de primeira hora.

Citação: Segundo Nego Drama, as rádios web fortalecem a divulgação do samba autoral ao dar enfoque e espaço para os cantores e compositores, entre elas, destaque para Samba JF e Sintonia Black.

Detalhe: "Juntos Somos mais Fortes" é um projeto do cantor e compositor Otacílio J4 que deverá ser lançado em 2025.

Fundo:
  • "Olha ai eu falei" foi a primeira música gravada do compositor Nego Drama. Marquinho Dicuã interpretou o samba.
  • Marley Raça, Carlos Mattos, Carlinhos Russo, Carlinhos Branco, Ney Moreno, Lúcio Portis, Vaguiner Portis, Dimas (o poeta), Sorriso Pouso Alegre, Luciano Bicudo, Adriano di Minas, Dinho Pires, Otacílio J4 e Marquinhos do Alto fazem parte do círculo de amizades de Nego Drama.
  • Nego Drama participa das rodas de samba do Casa Branca, espaço para shows na cidade de Santo Andre, São Paulo. É integrante do Projeto dos Banjeiros e faz parte da Ala de Compositores da Império Serrano, tradicional escola de samba da cidade do Rio de Janeiro, localizada no Bairro de Madureira.
Junte-se a nós! Compartilhe o nosso link e propague a informação!

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Neide Moreno chega na área e traz mais um belo samba com a assinatura de Carlinhos Russo

Por Chico do Cavaco – (32) 98705-8939

O samba autoral conquista seu espaço com uma produção musical qualificada.


Neide Moreno está na área

A cantora Neide Moreno está agitando a massa do samba com mais uma gravação. Desta vez, a intérprete, com a sua voz suave e envolvente, trouxe a canção com o título, "A armadilha se inverteu", autoria do renomado compositor carioca, Carlinhos Russo. A produção musical foi chancelada por Edinho Ângelo, o Edinho do Samba. O barulho tá feito! Agora, é curtir mais esse belo trabalho que já está na programação da Web Rádio Samba JF.

Fundo:
  • Neide Moreno se destaca pela energia e vivacidade quando interpreta o samba. Segundo a cantora, alma e coração se interagem nesse momento.
  • A cantora carioca e apaixonada pela Escola de Samba Estácio de Sá. No currículo, gravações de vários compositores, entre eles, Romualdo Mumu, Nilo Mota Lúcio Portis, Vaguiner Portis, Leandro Sintonia, Toninho Brasilândia, Luciano Primo, Marcelo Kará e Duda Partideiro.
  • Carlinhos Russo é autor de sambas memoráveis. São canções de rara beleza e caracterizadas pela fluente inspiração. Aos 73 anos, o compositor está em pleno momento criativo. São cerca de 300 músicas compostas.
  • O carioca Edinho do Samba é um expert quando o assunto é produção musical. Cuidou com carinho, que lhe é peculiar, de cada nuance musical da obra. Com isso, o produto final ficou top.
Citação: As mulheres têm um papel importantíssimo para o crescimento do samba como gênero musical. Nas famosas rodas, promovidas por Tia Ciata, o samba cresceu e ganhou o mundo. Confira aqui...elasnopoder

Detalhes: A arte de compor e cantar músicas não são tão simples. Dedicação e respeito ao trabalho é fundamental. São muitos os envolvidos numa produção e várias etapas devem ser cumpridas e com zelo e paciência.

Junte-se a nós! Compartilhe o nosso link e propague a informação!

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Atualíssima: Éros Fidelis lança obra musical inspirada no comportamento humano

Por Chico do Cavaco / (32) 98705-8939

Em prosa e verso: “Livre Arbítrio”, um recado para o mundo em ebulição
 
Éros Fidelis é carioca de Madureira, berço de bambas

O samba intitulado “Livre Arbítrio” é a mais recente obra musical da parceria Éros Fidelis e Celso Correia. A mensagem que o samba propõe é perfeita e coaduna com o momento que vivemos. Trás à tona uma tema que gera debate por todos os cantos. Direciona-nos a uma reflexão de modo instantâneo, no que tange aos desígnios da humanidade. A música é interpretada por Éros Fidelis, que esbanja maestria na condução.

Fonte: O Vagalume é um portal de música brasileiro criado em 2002 pelo casal Ana Letícia Torres e Daniel Lafraia. É um dos portais de música mais acessados do Brasil. Acervo musical de Éros Fidelis no Spotify.

Citação: O cantor e compositor mineiro, Ney Gerald, afirma que a canção “Livre Arbítrio” reflete a mais pura realidade. Segundo o sambista juizforano, Éros acerta na mosca com essa mensagem. Além disso, disse conhecer bem a obra do sambista e garantiu que  Erós é um poeta de primeira linha da cena musical brasileira.

Detalhes: Eros Fidelis é carioca, nascido em Madureira. Aos 15 anos de idade aprendeu a tocar violão. Aos 21 anos, fundou junto com outros amigos, o grupo musical “O Peso”, com foco repertório internacional e com grande sucesso e tocou por vários clubes do Rio de Janeiro. Uma carreira pautada pelo sucesso e zelo com a produção musical,

Fundo:
  • Suas composições ganharam fama na voz de grandes intérpretes da MPB. São aproximadamente 400 músicas gravadas, num total estimado de 60 parcerias musicais.
  • Alcione, Bruno e Marrone, Roberto Ribeiro, Agepê, Edson e Hudson, Wanderley Cardoso, Fernando Mendes, Trem da Alegria, Patati Patata, Bozo, Golden Boys, Fevers, Elymar Santos, Calcinha Preta, gravaram canções de Éros Fidelis.
  • O Samba Autoral ganha espaço na cena musical brasileira e os projetos coletivos e rádios web espalhados pelo país, são os principais responsáveis pelo crescimento. Vem com a gente! As canções do cantor e compositor Éros Fidelis fazem parte da programação da Samba JF. Aqui rola o melhor dos autorais.
Junte-se a nós! Compartilhe o nosso link e propague a informação!

Projeto “Direito de Aprender ser Feliz”: transformando vidas e mudando realidades

Por Chico do Cavaco / (32) 98705-8939

Projeto inovador insere arte na vida de crianças e adolescentes em Juiz de Fora-MG

As atividades culturais e educativas ocorrem aos domingos

O Projeto “Direito de Aprender ser Feliz” é destinado a crianças e adolescentes do Bairro Alto Grajaú e adjacências. São oferecidas vagas para o aprendizado de danças, mestre-sala e porta-bandeira, passistas (ambos os sexos), bateria instrumental e capoeira. As aulas ocorrem aos domingos, de 9h30 às 12h, no Pátio da E.M. Murilo Mendes, na Rua Dr. Leonel Jaguaribe, 240, no Bairro Alto do Grajau, em Juiz de Fora-MG. Mais informações: (32) 98868-2831 / (32) 99925-0759.

Fonte: Marlene Moura, presidente da escola de samba mirim Império da Torre

Citação: Marlene Moura, afirma que o projeto chega em boa hora e beneficiará e muito à comunidade. Destaca, o empenho dos moradores, amigos e participes do projeto em criar as condições necessárias para que a empreitada seja bem sucedida.

Detalhe: Dos berimbaus às acrobacias, a magia da roda de capoeira está inserida na cultura brasileira. A capoeira surgiu como resposta a violência a qual os escravizados eram submetidos em tempos coloniais e imperiais no Brasil. No projeto, as aulas de capoeira serão ministradas por Mestre Sandro.

Fundo:
  • O Artigo 58 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) diz que: no processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura.
  • A música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Wikipédia
  • A educação cultural é fundamental para garantir que as crianças de hoje sejam adultos que buscam por justiça, liberdade e igualdade no futuro. Site: Dentro da História
Junte-se a nós! Compartilhe o nosso link e propague a informação!