quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Grupo Perfil e sua trajetória de 22 anos no samba baiano

Por Chico do Cavaco

Grupo Perfil emociona com suas canções e Inspira gerações com o balanço do samba tradicional


O Grupo Perfil celebra 22 anos de contribuição ao samba, consolidando-se como uma referência na cena musical de Salvador, Bahia. Ao longo de sua trajetória, a banda conquistou um público fiel através de apresentações memoráveis em diversos estabelecimentos e eventos sociais.

Formado por sambistas das antigas agremiações do carnaval baiano e sob a liderança do conceituado músico Almir do Apache, o Grupo Perfil iniciou no mundo da música em 18 de janeiro de 2003. Surge a partir dos encontros musicais no Bar Cosme e Damião, na rua Ferreira Santos, no Bairro Federação, em Salvador, e representa com dignidade e amor a velha guarda do samba. Atualmente, integram o grupo os seguintes músicos: Marinho Simões (Violão), Dinho (Banjo), Bida (cavaquinho), Almir do Apache (Repique de mão), Edgar Caveirinha (Rebolo e Pandeiro) e Otávio (Marcação e efeitos).

A marca registrada do Grupo Perfil é cantar sambas autorais, entre eles, destaque para as canções, “Deixa” Zé Cutia, “Farça” Almir do Apache, “Ferroada de besouro” Almir do Apache e Zé Cutia “Maria da Penha” Bida do Cavaco e Ivo Rangel, “Rei Negro da Bahia” Almir do Apache, “Samba não tem receita” Almir do Apache e Zé Cutia, “Verdadeira Amizade” Almir do Apache e Ivam Barbosa, entre outras. Nessa toada, ancestralidade e simplicidade estão presentes e evidenciam com autoridade a força e a primazia do samba cantado na Bahia. Link da live

Citação: Apresentado de forma coreografada, poética e festiva, o samba chega ao Brasil por volta dos séculos 17 e 18, por meio dos povos africanos e seus descendentes. Os primeiros registros datam do ano 1860 e trouxeram significativa contribuição para a cultura brasileira.
As cidades de Santo Amaro e Cachoeira, no recôncavo baiano, são locais onde o samba se estabeleceu e deu à Bahia, o destaque de berço do gênero musical mais popular do País.

Destaque: Na Bahia, em especial, alguns dos nomes que levaram o samba baiano a destaque no cenário nacional foram Riachão, Gordurinha, Batatinha, Tião Motorista, Walmir Lima, Panela, Nelson Rufino, Edil Pacheco, Roque Ferreira e Ederaldo Gentil. Saiba mais: O samba da Bahia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário