quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Samba e memória: a homenagem de José Macário ao eterno Agepê em "Vamos lá pro meu apê"

Por Chico do Cavaco

Conheça o samba que resgata a memória de Agepê na voz de José Macário!

O juizforano José Macário é cantor e compositor de samba

“Vamos lá pro meu apê” é o mais recente trabalho autoral lançado pelo sambista José Macário. O samba traz no seu contexto uma homenagem do músico juizforano ao saudoso e talentoso sambista Agepê que faleceu em 30 de agosto de 1995, mas deixou um legado musical extraordinário.


Nos últimos anos, a produção musical de José Macário mantém-se em alta. Trabalhos consistentes e criativos para o público amante do samba, deram-lhe espaço nas web rádios vinculadas ao samba, assim como vídeos postados no Youtube.

Além de toda a dedicação na composição do samba de “meio de ano”, Macário está ligado ao carnaval juizforano, onde participa como diretor na escola de samba Real Grandeza e no Bloco dos Carteiros.

Citação: A trajetória musical de José Macário inicia-se na extinta Unidos dos Passos, tradicional escola de samba de Juiz de Fora. Na agremiação, conheceu o samba e suas vertentes, e com a base musical adquirida com grandes mestres, tornou-se um valoroso compositor.

Detalhe: Antônio Gilson Porfírio, mais conhecido como Agepê (Rio de Janeiro, 10 de agosto de 1943 – Rio de Janeiro, 30 de agosto de 1995), foi um cantor e compositor brasileiro. O nome artístico decorre da pronúncia fonética das iniciais do nome de batismo do cantor, "AGP".

3 comentários: