sábado, 4 de janeiro de 2025

Vai Quem Quer representa a comunidade de São Benedito e homenageia fundadores no desfile de 2025 em Juiz de Fora

Por Chico do Cavaco

25 anos em ação: Samba e futebol na veia

Batuque de primeira sob o comando de Mestre Shell

O Bloco Vai Quem Quer está nos preparativos para o carnaval. O desfile de 2025 marca um momento importante para a comunidade. São 25 anos de atividades e muito trabalho nos bastidores para reunir os moradores para brincar o carnaval. Uma tarefa árdua, mas de grande valor para os amigos Antônio Camilo, o Damula, e o Wagner Borges, o Vá, ambos fundadores do bloco, e que serão homenageados no desfile. Régis da Vila é o autor do samba a ser entoado e a bateria estará sob o comando do Mestre Shell. Os abadás estão prontos e à venda. Os interessados em adquirir a peça, devem fazer o contato no número 98861-6504. (Vá).

Futebol e Samba são paixões que agitam qualquer ambiente. Bola e tamborim andam juntos de verdade. São amigos inseparáveis e estarão representados no desfile do Vai Quem Quer neste carnaval. Então se prepare, sob os auspícios de Momo e no ritmo quente da bateria, vem aí o bloco de São Benedito e adjacências para balançar Juiz de Fora.

História do Bloco: A ideia de criar o Bloco, surgiu do vácuo deixado pela escola de samba Castelo de Ouro, que, ao paralisar as atividades, deixou o bairro órfão na questão carnavalesca. Então, a partir de 2000, um grupo de amigos da comunidade de São Benedito, entre eles, Antônio Camilo, o Damula, e o Wagner Borges, o Vá, e outros, formaram o Vai Quem Quer. Durante vários anos, os desfiles ocorreram na comunidade. Por conta do crescimento do número de participantes, e até por questões de segurança, o bloco foi convidado pela organização do carnaval de Juiz de Fora para se apresentar na área central de Juiz de Fora.

Castelo de Ouro: Orlando dos Reis, Geraldo de Oliveira, Mundico dos Reis, Jaime de Carvalho e José de Abreu são os seus fundadores. A ata oficial de criação do Castelo de Ouro foi assinada em 10 de janeiro de 1947. Existia então na cidade apenas duas escolas: o Turunas e a Feliz Lembrança.

Citação: Os blocos e bandas carnavalescas são oficialmente reconhecidos como manifestações da cultura nacional pela Lei 14.845 de 2024. Por isso, é responsabilidade do Estado garantir a livre atividade e organização dos desfiles e eventos populares. Fonte: Agência Senado.

Detalhes: Os blocos carnavalescos surgiram de encontros informais entre vizinhos e amigos, visando celebrar o carnaval de forma descontraída, sem coreografias ou enredos definidos. Essa natureza improvisada prevaleceu até o final do século XX e início do XXI, quando começaram a se organizar e realizar ensaios. A essência dos blocos, no entanto, ainda se baseia na liberdade que oferecem aos foliões, permitindo fantasias criativas e socialização sem regras rígidas.



Postagens anteriores

Câmara Municipal de Juiz de Fora confere moção de aplauso ao Bloco Vai Quem Quer

Em clima de carnaval, Comunidade de São Benedito vai no embalo do Bloco Vai Quem Quer


6 comentários:

  1. Parabéns bloco vai quem quer, pelo seus 25 anos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao bloco assim e comunidade

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao bloco e toda a diretoria sempre crescendo e acreditando nos valores músicas ✋✨🤚🙏👏👏👏

    ResponderExcluir