sábado, 27 de dezembro de 2025

Da diretoria ao samba: carteiros afinam os tamborins de olho no Carnaval 2026

Por: Chico do Cavaco

Alô Juiz de Fora! bom se segurar porque os carteiros vem aí...

Diretores do Bloco dos Carteiros

Sob a orientação do presidente Julinho Madalena, o Bloco dos Carteiros iniciou os preparativos para o Carnaval de 2026. A diretoria trabalha firme nos bastidores com a finalidade de levar para o circuito do samba uma festa onde a paz e a harmonia sejam os pontos principais. Para isso, Julinho terá o suporte dos companheiros Gilberto Martins, Márcio Careca, Jaílson e José Macário, todos amigos de longa data e qualificados quando o assunto é gestão de carnaval. 
Graciele é a rainha da bateria do bloco

Fique por dentro:
O tema do desfile será “Seja feliz e ainda mais feliz com o que é seu”. O enredo faz uma viagem por uma questão instigante e trata da felicidade. No contexto, José Macário e Roberto Marinho, autores do samba, trazem para a cena do carnaval uma mensagem simples, mas carregada de conceitos profundos. Eles descrevem, com racionalidade, uma questão muito presente na sociedade: a validação pessoal. Na visão dos autores, a simplicidade traz felicidade. Sendo assim, os quatro dias de folia reforçam a percepção dos compositores por conta do que representa a festa mais popular do Brasil: descontração e alegria acima de tudo.


Sobre os autores:
José Macário tem uma trajetória marcante no samba juiz-forano. O sambista é autor de dezenas de sambas autorais. Tem participação significativa na Escola de Samba Real Grandeza, onde é diretor, e atua como cantor nos corais da CESAMA, de São Mateus e dos Benedictos. Roberto Marinho é cantor e compositor de samba. Sua obra musical é resultado de um processo de alto valor criativo, estabelecido pela parceria firmada ao longo dos anos com o amigo José Macário. (Clique no play para ouvir o samba).


A história:
O Bloco dos Carteiros surgiu em novembro de 2011, a partir de seis amigos que trabalhavam nos Correios. Eles curtiam micaretas e conseguiam arrastar vários colegas da empresa e seus familiares para eventos. Daí surgiu a ideia de montar um bloco para atender a família ecetista. 
No início, a intenção era ser exclusivo para os funcionários e seus familiares. Mas, com o passar do tempo, o bloco cresceu e abriu espaço para a participação dos amigos e foliões externos, fato que deu muito certo.

Saiba mais:
Recentemente, a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) fez um pré-credenciamento dos blocos para o carnaval de 2026. A lista completa está no site: FUNALFA


Citação:
Os blocos e bandas carnavalescas são oficialmente reconhecidos como manifestações da cultura nacional pela Lei nº 14.845, de 2024. Por isso, é responsabilidade do Estado garantir a livre atividade e organização dos desfiles e eventos populares. Fonte: Câmara dos Deputados.

A Zeno.FM Station - Aqui rola o melhor dos autorais

4 comentários: